PROPAGADISTAS DO CAOS


Quando FRIEDRICH NIETZCHE divulgou – através dos seus livros – as idéias mais nihilistas que se conhece, sequer podia imaginar os lucros que homens e mulheres mercantilistas iriam auferir em cima da disseminação da descrença e do pessimismo.

Na verdade, o filósofo alemão pretendia apenas livrar-se do peso da sua insatisfação interior, provocada por uma vivência egoística e sem nenhum interesse em servir às pessoas através da sua inteligência privilegiada.

Fala-se, com razão, que água estagnada transforma-se em produto nocivo para a saúde: foi o que aconteceu com aquele luminar do intelecto mal direcionado.

Todavia, muitos empresários sem nenhum compromisso ético, filósofos da negação sistemática e artistas desorientados passaram a disseminar a descrença em tudo o que transcenda a simples vivência quase que tribal, com isso muitos deles sustentando-se nos meios cultural ou empresarial como se grandes benfeitores fossem das comunidades.

Hoje em dia essas idéias vêm sendo divulgadas com tanta ênfase e penetração que, ao ligarmos a televisão deparamo-nos com programas que induzem à sexualidade sem compromissos morais; ao acessarmos a caixa de correspondência do computador para vermos os e-mails que recebemos encontramos convites para a visita a álbuns pornográficos de infelizes moças que se deixaram levar pela prostituição; ao lermos jornais encontramos notícias de corrupção, crimes e outras condutas negativas que são digeridas pelos leitores incautos; no dia a dia vemos adolescentes e jovens de ambos os sexos hipnotizados por músicas de baixo padrão ético e outras mensagens indutoras da procura da sexualidade a qualquer preço, como se tudo na vida se resumisse a isso; vemos velhos invejando a virilidade sexual dos jovens e querendo imitá-los; vemos pessoas pobres odiando os ricos pelas suas comodidades e esbanjamentos.

Muita gente vive aturdida, sem se definir por uma atitude sadia de recusa firme a esses apelos para a imoralidade e a amoralidade e oscila entre a Ética e a satisfação de falsas necessidades da vida atual.

A inquietação entra em todas as casas seja através dos próprios pais e mães imaturos moralmente, seja através dos filhos adolescentes e jovens confundidos pelas mensagens direta ou subliminar da promiscuidade mais completa.

É preciso que cada pessoa reflita sobre o que pretende da vida e, concluindo que quer seguir o caminho correto, decida-se por selecionar seus valores, seus contatos, suas fontes de informação, sua conduta, suas leituras, seus programas de televisão, suas opções de lazer etc.

Pessoalmente, além das minhas horas de trabalho profissional, escolhi por ver quase nada dos programas de tv, ler meus livros de caráter religioso ou científico, conviver com minha família e amigos escolhidos, praticar minhas atividades esportivas e escrever meus artigos procurando colaborar com as pessoas que se dignam de lê-los.

Aconselho cada um a fazer suas opções saudáveis e alertar os desavisados para que não se deixem enredar pelos propagandistas do caos.


por Luiz Guilherme Marques

Fonte: http://jusvi.com/colunas/42009

0 comentários: