SALVEM AS CRIANÇAS

Imagine você, uma criança tomar a vacina contra a poliomielite e posteriormente uma vacina contra a gripe suína, o que acontecerá com organismo dessa criança?

O Ministério da Saúde lança no próximo sábado (19) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite 2009. A meta é vacinar 95% das crianças menores de 5 anos - mais de 14 milhões e 720 mil crianças - com a vacina oral contra a poliomielite, independentemente de já terem recebido doses da vacina anteriormente.

No Pará, a campanha será coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Imunização, e tem como meta vacinar 718.717 das 756.544 crianças contra a poliomielite. Para isso, a coordenação conta com 6.457 postos de vacinação espalhados em todos os 143 municípios paraenses, sendo 491 deles na capital, e 5.966 no interior. Além disso, serão utilizados 723 postos volantes terrestres e 303 fluviais para atingir a população com maior dificuldade de acesso, como é o caso da população ribeirinha.

O objetivo do reforço da vacinação da campanha nacional contra a poliomielite é manter o Pará e o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da doença, estabelecendo proteção coletiva e a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente.

Além disso, a coordenação vai aproveitar a mobilização da campanha contra a paralisia infantil para realizar, de forma seletiva - somente para as pessoas que ainda não foram vacinadas -, o resgate de cobertura vacinal das vacinas: Tríplice Viral, na faixa etária de 12 a 19 anos, e Dupla Viral, faixa etária de 20 a 39 anos.
Ao todo, serão vacinados 124.010 adolescentes paraenses entre 12 e 19 anos contra sarampo, caxumba e rubéola e 94.223 adultos na faixa etária de 20 a 39 anos contra sarampo e rubéola. A coordenação reforça que aquelas pessoas que foram vacinadas durante a campanha nacional de vacinação contra a rubéola, realizada em 2008, não precisam tomar a dose da vacina. O foco é somente aquelas pessoas que não foram imunizadas.

Durante a campanha de 2008, o Estado vacinou 2.396.557 homens e mulheres na faixa etária de 20 a 39 anos, contra sarampo e rubéola, atingindo o percentual de 96,22%.

Vacina - A vacina contra a poliomielite é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), durante todo o ano, nos postos de saúde. A recomendação do Ministério da Saúde é que os bebês recebam a vacina aos dois, quatro e seis meses. Ao completar um ano e três meses, a criança deve receber o primeiro reforço. O ministério alerta que crianças que estejam com febre ou qualquer infecção procurem um médico antes da imunização. A vacinação desse paciente pode ser adiada para quando ele estiver melhor.

Nova gripe - A segunda etapa da vacinação estava inicialmente prevista para 22 de agosto e foi adiada devido à nova gripe. A mudança da data foi determinada pelo Ministério da Saúde em resposta à alta demanda de solicitações, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, localidades que tiveram muitos casos da gripe, para que a mobilização fosse adiada. Assim, os profissionais de saúde ficariam disponíveis para o atendimento da nova gripe.

Lançamento - A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite será aberta oficialmente pela secretária de Estado de Saúde Pública, Sílvia Comarú, na creche Elcione Barbalho na Cidade Nova 8, em Ananindeua. A abertura será às 9 horas deste sábado (19).

0 comentários: